Amazonas: Instituto Amazônia +21 oferece assessoria para empresário interessado na chamada economia verde

O Instituto trabalha no desenvolvimento da economia da Amazônia Legal, na proteção da biodiversidade, com adoção de práticas produtivas de baixa emissão de gases poluentes. De acordo com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), 40% da economia global tem base em produtos, matérias-primas ou componentes, de origem nos estados da Amazônia Legal. …

ARTIGO | COP26, BRASIL APRESENTA SOLUÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE POR OSIRIS M. ARAUJO

Osíris M. Araújo da Silva Durante o encerramento da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), na sexta-feira, 12, o Brasil divulgou, por meio da embrapa, o potencial e as soluções para produzir de forma sustentável, minimizando impactos de mudanças climáticas por meio dos mapas de carbono orgânico do solo, com ênfase no …

ENAM XII: O DESENVOLVIMENTO REGIONAL SUSTENTÁVEL POR ECONOMISTAS AMAZÔNIDAS

“Em meio à maior emergência sanitária do século realizaremos o XII ENAM – ENCONTRO DAS ENTIDADES DE ECONOMISTAS DA AMAZÔNIA LEGAL, que tem como principal objetivo colocar em discussão os impactos da revolução industrial que o país começa a vivenciar sobre a trajetória do desenvolvimento regional, tendo como foco central as oportunidades e desafios criados para …

ARTIGO | O BRASIL NA COP 26, DESAFIOS E EXPECTATIVAS POSITIVAS

OSIRIS M. ARAÚJO DA SILVA A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), em Glasgow, na Escócia, reúne representantes dos 196 países signatários do Acordo de Paris, de 2015. Entre os assuntos discutidos estão ações de desenvolvimento e preservação do meio ambiente, emissão de gases que provocam efeito estufa e aquecimento …

Zona Franca de Manaus: entenda como funciona e quais os impactos para a região

Para explicar se Zona Franca ainda é relevante para a economia do Amazonas, o g1 buscou explicações com dois especialistas. Veja os pontos positivos e negativos do Polo Industrial. Por Karla Mendes Linha de produção de motocicletas no Polo Industrial de Manaus (PIM). Funcionários da Moto Honda. — Foto: Foto: Josney Benevuto/Rede Amazônica Você já …

A chapa “Benefícios para a classe” vence as eleições CORECON-AM

O Presidente do CORECON-AM, Econ. Martinho Azevedo, parabeniza os colegas Economistas da Chapa Única – “Benefícios para a Classe”, eleitos para o exercício dos mandatos de Conselheiros Efetivos e Suplentes deste CORECON-AM no triênio 2022-2024. Conselheiros Efetivos: José Altamir Barroso Cordeiro; Judah Torres Lima; Márcio Paixão Ribeiro. Conselheiros Suplementes: Denise Kassama Franco do Amaral; Ivan …

‘Interiorização da universidade pública’ no AM é tema de livro que será lançado por Juvenal Pinheiro

‘A Interiorização da Educação Superior Pública no Amazonas’ é o título do livro que será lançado no próximo dia 29 de outubro, em Manaus. A obra é fruto da tese de doutorado do professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e diretor administrativo financeiro da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Juvenal Pinheiro. …

Vote nas eleições do Sistema Cofecon/Corecons

As eleições do Sistema Cofecon/Corens acontecem a partir da próxima quarta (27), às 8 da manhã, e se encerram na sexta (29), às 20h. Para votar, todos os profissionais registrados e adimplentes nos respectivos Corecons precisam cadastram a senha pessoal e intransferível de acesso ao sistema eleitoral. Veja como é simples: 1. Acesse o site www.votaeconomista.org.br e …

ARTIGO | ZDS Abunã-Madeira, a interiorização da ZFM em perspectiva

Osíris M. Araújo da Silva Na semana passada a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) em parceria com o Programa Calha Norte, além do apoio da prefeitura de Humaitá e de diversos órgãos e entidades da região, promoveu no município amazonense de Humaitá a primeira reunião da Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) Abunã-Madeira. O …

Calcule sua ‘inflação pessoal’ e veja onde é possível cortar gastos

Por Marta Cavallini Inflação que os consumidores ‘sentem no bolso’ é diferente do índice divulgado pelo IBGE; saiba os motivos e como calcular os gastos para manter o orçamento sob controle. Alimentação e bebidas tem sido um dos grupos com maior impacto no índice oficial de inflação — Foto: Helena Pontes/Agência IBGE Notícias A inflação …