ARTIGO | COP26, BRASIL APRESENTA SOLUÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE POR OSIRIS M. ARAUJO

Osíris M. Araújo da Silva Durante o encerramento da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26), na sexta-feira, 12, o Brasil divulgou, por meio da embrapa, o potencial e as soluções para produzir de forma sustentável, minimizando impactos de mudanças climáticas por meio dos mapas de carbono orgânico do solo, com ênfase no …

ARTIGO | O BRASIL NA COP 26, DESAFIOS E EXPECTATIVAS POSITIVAS

OSIRIS M. ARAÚJO DA SILVA A 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 26), em Glasgow, na Escócia, reúne representantes dos 196 países signatários do Acordo de Paris, de 2015. Entre os assuntos discutidos estão ações de desenvolvimento e preservação do meio ambiente, emissão de gases que provocam efeito estufa e aquecimento …

ARTIGO | ZDS Abunã-Madeira, a interiorização da ZFM em perspectiva

Osíris M. Araújo da Silva Na semana passada a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA) em parceria com o Programa Calha Norte, além do apoio da prefeitura de Humaitá e de diversos órgãos e entidades da região, promoveu no município amazonense de Humaitá a primeira reunião da Zona de Desenvolvimento Sustentável (ZDS) Abunã-Madeira. O …

ARTIGO | Fórum Permanente zela pela restauração sustentável da BR-319

Por Osíris M. Araújo da Silva Instituído pelo Ministério Público Federal (MPF) em 2017, o Fórum Permanente de Discussão sobre o Processo de Restauração da Rodovia BR-319 compõe-se de instituições públicas e privadas, associações, movimentos sociais, organizações da sociedade civil, coletivos e representantes de populações tradicionais. Tem por objetivo somar esforços, de forma articulada, para …

Amazonas registra 671 novos empreendimentos no mês de setembro no Amazonas

A Junta Comercial do Estado do Amazonas (Jucea) registrou, no mês de setembro de 2021, 671 novos Cadastros Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) no Amazonas. Deste total, 373 foram somente de novas empresas na segmentação de serviços, e ainda 478 no porte de microempresa. Depois de Manaus, Manacapuru foi o município que mais abriu novos …

ARTIGO: BR-319 A DNTI RECORRE E TRF CONFIRMA AUDIÊNCIAS PÚBLICAS

OSIRIS M. ARAÚJO DA SILVA As obras de recuperação da BR-319, em execução sob gestão do DNIT, pularam mais uma fogueira ao terem as audiências públicas interrompidas por decisão da 7ª Vara Federal do Amazonas. A decisão judicial estabeleceu que, antes de serem designadas novas datas para as audiências, “o poder público deverá apresentar novos …

FGV apresenta: Webinar | Amazônia e economia do meio ambiente

A academia, governos e o setor privado têm discutido sobre as formas que as sociedades podem encontrar soluções para que a economia possa mitigar danos ao meio ambiente. No último encontro realizado no dia 13 de agosto discutimos “ESG na prática: o caso da Fundação Amazonas Sustentável (FAS) em parceria com a Sabesp.” O próximo …

Artigo: Amazônia agrícola, China líder mundial na produção de tambaqui

Por Osíris M. Araújo da Silva Com ciência e tecnologia, a Amazônia Legal vem se transformando, nos últimos anos, em um grande polo de produção de alimentos. Uma amostra pode ser evidenciada pelos estados de Mato Grosso, o maior produtor nacional de algodão, soja, rebanho bovino e milho; Pará, o primeiro lugar em mandioca, laranja, …