home Destaques Governo do Amazonas prorrogará incentivos fiscais do setor de duas rodas

Governo do Amazonas prorrogará incentivos fiscais do setor de duas rodas

18.08.2021

Governo do Amazonas prorrogará incentivos fiscais do setor de duas rodas

A legislação a ser prorrogada por mais dez anos objetiva atrair novos investimentos e dar segurança jurídica às empresas da ZFM

O governador Wilson Lima destacou, nesta terça-feira (17), durante reunião virtual com representantes da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), que o Governo do Estado enviará para a Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE-AM) proposta de prorrogação da lei que regulamenta a Política Estadual de Incentivos Fiscais e Extrafiscais – Lei 2.826, de setembro de 2003.

A legislação, um dos temas debatidos com os membros da associação durante a reunião, deve ser prorrogada por mais dez anos e o objetivo do governador é dar segurança jurídica às empresas, atrair novos investimentos para o polo industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM), no Amazonas, e simplificar alguns trechos da norma atual.

“Eu quero aqui reforçar o meu compromisso em modernizar a legislação. Inclusive, já conversamos com representantes das empresas. O meu compromisso é de não aumentar um ponto percentual de tributação, de manter as regras como elas estão e renovar por mais dez anos. Quero tranquilizá-los de que as regras, a tributação, os incentivos vão continuar do jeito que estão, nada vai ser mexido. A gente tá na fase final de construção dessa lei só ajustando alguns pontos e antes da gente encaminhar para a Assembleia Legislativa”, disse o governador.

De acordo com Wilson Lima, com segurança jurídica, novos investimentos são atraídos para a ZFM e isso aumenta a oferta de empregos. Ele ressaltou que a confiança dos investidores do Governo do Estado é fundamental para isso.

Em maio deste ano, o governador reuniu com representantes das mais de 400 empresas instaladas no polo industrial para começar a tratar da prorrogação da lei.

Produção

Os representantes da associação também apresentaram números do setor de motos e bicicletas na ZFM.

A produção de bicicletas deverá atingir 850 mil unidades em 2021, volume 27,8% superior às 665.186 unidades fabricadas no ano passado. A previsão inicial, apresentada no início deste ano, estimava a fabricação de 750.000 bicicletas.

A nova estimativa é que as fábricas de motocicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus produzam 1.220.000 motocicletas, o que corresponde a um crescimento de 26,8% na comparação com o ano passado, quando 961.986 unidades saíram das linhas de montagens.

A perspectiva inicial, apresentada no início do ano, era de 1.060.000 motocicletas.

Foto: Diego Peres/Secom
Fonte: BNC Amazonas