home Destaques, Notícias, Sem categoria ‘Interiorização da universidade pública’ no AM é tema de livro que será lançado por Juvenal Pinheiro

‘Interiorização da universidade pública’ no AM é tema de livro que será lançado por Juvenal Pinheiro

‘A Interiorização da Educação Superior Pública no Amazonas’ é o título do livro que será lançado no próximo dia 29 de outubro, em Manaus. A obra é fruto da tese de doutorado do professor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e diretor administrativo financeiro da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Juvenal Pinheiro.

O livro será lançado às 19h30 do próximo dia 29 de outubro, no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, localizado na Av. Constantino Nery, 5001. Durante a elaboração da obra, além da fundamentação teórica, houve uma pesquisa de análise de conteúdo onde ocorreram várias entrevistas com personagens que fazem parte do processo de construção do ensino público superior no Amazonas como professores e membros da gestão da Universidade do Estado do Amazonas, a maior universidade multicampi do Brasil.

O autor do livro destaca que a educação superior é um instrumento de transformação na vida dos jovens do interior do Estado. “Essa possibilidade de os jovens terem acesso ao ensino superior promove cidadania para a pessoa. Essa transformação de vida faz com que o jovem se sinta mais um cidadão porque a universidade leva o indivíduo a pensar e a questionar. Você começa a enfrentar e ter conhecimento de ações que anteriormente não tinha. Os alunos começam a ter contato com as ideias de outros autores e isso é de fundamental importância para um jovem do Interior, disse Juvenal

Com 215 páginas, a obra aborda diversos temas que envolvem o assunto como: Aspectos Históricos e Sociais da Educação Brasileira; Política e Educação no Brasil; Meritocracia; Democratização do Acesso; Políticas afirmativas; Novo Sistema Educacional, entre outros assuntos abordados. Exemplares da obra serão doados para instituições de ensino superior públicas e privadas da capital e do interior, além de bibliotecas públicas. O objetivo é fazer com que o material seja utilizado como fonte de pesquisa para estudantes.

O autor destaca ainda que o ensino superior promove não só o desenvolvimento social, mas também o econômico nas regiões. “Se a universidade no interior, qualquer jovem no interior só teria a possibilidade de fazer um curso em Manaus ou em Belém. E isso não é barato, chegando a ser inviável para muitas famílias de baixa renda. O ensino superior faz com que o jovem possa proporcionar novos produtos, serviços e alternativas econômicas no município, promovendo o desenvolvimento social e econômico”, destacou Pinheiro.

Sobre o autor – Juvenal Pinheiro da Costa Filho é graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Também possui especialização em Engenharia Econômica e Gestão Empresarial pelo Centro Integrado de Ensino Superior do Amazonas (Ciesa), especialização em MBA em Gestão de Instituições de Ensino Superior pelo Centro Universitário do Norte. Atualmente é professor titular da UEA e Diretor Administrativo Financeiro da Amazonastur.

Fotos: Divulgação

 

Fonte: https://folhadeparintins.com.br/interiorizacao-da-universidade-publica-no-am-e-tema-de-livro-que-sera-lancado-no-proximo-dia-29/