home Destaques, Notícias A economia solidária na transformação de vidas é tema do “Fala, Corecon” desta semana

A economia solidária na transformação de vidas é tema do “Fala, Corecon” desta semana

Como a economia solidária vem transformando vidas, como uma ferramenta de inclusão que gera oportunidades e fortalece a economia local. Este é o tema central do quadro “Fala, Corecon” desta semana, que foi ao ar nesta segunda-feira (14/7), no programa Panorama, da TV Encontro das Águas.

A presidenta do Conselho Regional de Economia (Corecon-AM/RR), Michele Aracaty, explicou como esse modelo pode ser a chave para um desenvolvimento mais justo e sustentável.

“Falar de economia solidária é falar das pessoas, da autogestão, num momento em que as empresas e as pessoas deixam de focar no lucro e vão passar a focar, principalmente, no modelo autossustentável. Vale ressaltar a necessidade de você buscar a comunidade, trabalhando em contato direto com a sociedade”, explicou Michele Aracaty.

Para destacar melhor o assunto, a conselheira federal Denise Kassama, esclareceu onde entra o profissional economista na divulgação e na propagação da economia solidária. “O papel do economista é fundamental no processo da economia solidária. E se são processos de geração de renda, é fundamental o papel do economista. Assim como esse profissional tem a capacidade de ajudar uma empresa até resultados financeiros positivos, ele também pode aplicar esse conhecimento em processos coletivos de geração de renda”.

É desafiador, completou Denise Kassama, mas é extremamente gratificante. “Então, é importante o economista entrar em trabalhos como definição de custos, precificação, planejamento econômico, organização, fluxos de venda e de controle. Todos os ferramentais são importantes para manter organizado o resultado do coletivo direto da economia solidária, para que possa ter resultados positivos”.

E enfatizou que nada é mais gratificante para um profissional do que saber aplicar o seu conhecimento para mudar realidades de vida.

“Você, que está nos assistindo, você está desempregado, buscando alguma forma de ganhar uma renda? Juntou com alguns colegas para poder produzir em volume? Então, você está achando o caminho da economia solidária, dividindo responsabilidades, trabalhos e resultados. É hora de chamar um economista para ajudar nesse processo, de ajudar na sua atividade com a economia solidária, para que possa ter resultados positivos para você e seus colegas”, finalizou a conselheira federal.