Corecon-AM/RR concede premiações de Economista do Ano, Destaque do Ano e Personalidade Econômica ao vereador José Ricardo, professora Cleísa Bessa e senador Eduardo Braga
Em reconhecimento da profissão a pessoas que se tenham distinguido de forma notável e contribuído, direta ou indiretamente, para o desenvolvimento econômico do país, do Estado do Amazonas ou da Ciência Econômica em geral, o Conselho Regional de Economia (Corecon-AM/RR), após consulta pública à categoria (votação eletrônica), concede as premiações de Economista do Ano ao vereador José Ricardo; de Destaque do Ano a professora da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Cleísa Bessa; e de Personalidade Econômica ao senador Eduardo Braga.
As premiações econômicas de 2025 serão entregues durante cerimônia pelo Dia do Economista, no dia 13 de agosto, na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam).
Para a presidenta do Corecon-AM/RR, Michele Aracaty, esse é um reconhecimento a todos os profissionais que estão se destacando em prol da economia e do desenvolvimento regional, seja em nível nacional ou local.
“Esse é um momento importante para os economistas pois trata-se de um reconhecimento público que é feito ao Economista do Ano, ao Destaque do Ano e à personalidade Econômica do ano. É o maior reconhecimento que temos por parte do sistema Cofecon/Corecon para quem vem se destacando ao longo do ano e, também, à carreira do economista. Isso também evidencia a valorização da classe e a sua atuação de modo geral, além de quem se destacou nas áreas política, social ou acadêmica”, destacou a presidenta Michele Aracy.
Economista do Ano
O Economista do Ano de 2025, vereador José Ricardo Wendling, tem uma trajetória marcada pela defesa da profissão e pelo fortalecimento do Corecon-AM/RR. Ingressou no curso de Economia da Universidade do Amazonas em 1983, formando-se em 1988 com o prêmio “Anel de Ouro”. Desde a graduação, já participava ativamente de eventos da área e do Corecon.
Atuou por mais de 30 anos como consultor econômico na Zona Franca de Manaus, mantendo-se sempre ético, atualizado e contribuindo com o Conselho. Participou da eleição de conselheiros e presidiu o Corecon por duas gestões, nos anos 1993 e 1999, sendo peça-chave na conquista da sede própria da entidade. Além disso, demonstrou forte comprometimento com a formação de novos economistas, atuando como professor e palestrante em diversas instituições de ensino.
Na vida pública, como vereador e deputado, promoveu a valorização dos economistas e a discussão de temas econômicos no parlamento. Participou de eventos estratégicos envolvendo o desenvolvimento regional e a defesa da Zona Franca. Atualmente, foca em projetos de economia solidária, cooperativismo e agricultura familiar e urbana. Sua atuação contínua desde 1988 mostra um economista comprometido com a valorização da profissão e com o avanço do Corecon-Am/RR.
Destaque do Ano
Já a economista Destaque do Ano de 2025, professora da Ufam e economista Cleisa Bessa, é formada em Ciências Econômicas pela Ufam em 1992. Buscou aprofundamento técnico e teórico no campo, participando do Curso de Aperfeiçoamento em Teoria Econômica da ANPEC, promovido pelo ISEF e pela FGV, em 1994. Concluiu o mestrado em Economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2000, ampliando sua visão crítica e sua capacidade analítica sobre os desafios econômicos brasileiros.
Na área de gestão acadêmica, atuou como coordenadora do curso de Ciências Econômicas da Uninorte e da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), tanto nas modalidades presencial quanto mediada por tecnologia. Sua liderança foi fundamental para consolidar os cursos e ampliar o acesso ao ensino de qualidade no interior do estado.
Com forte presença na pesquisa, é membro dos grupos DESVELAR, voltado ao estudo do crescimento e desenvolvimento regional, e GDERS, que foca em economia regional e finanças. Sua produção acadêmica contribui para entender os gargalos e oportunidades econômicas da Amazônia, com olhar técnico e sensível às realidades locais. E, atualmente, é professora efetiva do curso de Ciências Econômicas presencial, e coordenadora do curso de Ciências Econômicas Mediado da UEA que abrange 6 municípios no interior do Amazonas, onde compartilha sua experiência e forma novas gerações de economistas.
Personalidade Econômica
A Personalidade Econômica de 2025, senador Eduardo Braga, é engenheiro, nascido em Belém (PA), construiu uma carreira sólida e influente no Amazonas e no cenário nacional. Foi vereador, deputado estadual, deputado federal, vice-prefeito, prefeito de Manaus e governador do Amazonas por dois mandatos. Desde 2011, atua como senador, com reeleição em 2018, e também ocupou o cargo de Ministro de Minas e Energia no governo Dilma Rousseff.
Reconhecido por sua habilidade de articulação, Braga foi relator da Reforma Tributária (PEC 45/2019) no Senado, sendo peça-chave na aprovação da primeira grande reformulação do sistema de tributos em décadas. Ele garantiu a criação do IBS e da CBS, a preservação dos incentivos da Zona Franca de Manaus e a inclusão de benefícios para profissionais liberais e setores essenciais.
Também é relator do PLP 68/2024, que regulamenta a implementação da reforma. Destaca-se pela forte defesa dos interesses do Amazonas, com mais de R$ 400 milhões em emendas para Manaus entre 2021 e 2024, além de atuação decisiva em leis como o novo Código Florestal, MP dos Portos e Estatuto da Juventude. Braga é visto como um dos parlamentares mais influentes do país, respeitado por sua competência técnica, capacidade de negociação e compromisso com o desenvolvimento regional.
Sobre a votação
O Conselho Regional de Economia esteve com inscrições abertas para indicações às Premiações Econômicas 2025, que reconhecem e celebram os profissionais que se destacaram no campo da Economia ao longo do ano. O período de votação aconteceu de 16 de junho a 18 de julho, de forma eletrônica. As premiações são uma forma democrática de homenagear profissionais que dedicam grande parte de suas vidas à profissão de economista.