home Destaques, Notícias CORECON-AM/RR celebra Dia do Economista com homenagens e premiações

CORECON-AM/RR celebra Dia do Economista com homenagens e premiações

O Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (Corecon-AM/RR) realizou, na noite desta quarta-feira (13), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), a solenidade em comemoração ao Dia do Economista. O evento reuniu autoridades, profissionais, acadêmicos e estudantes para celebrar conquistas da categoria e reconhecer personalidades que se destacaram na promoção do desenvolvimento econômico regional e nacional.

Na abertura, a presidente do Corecon-AM/RR, economista Michele Lins Aracaty e Silva, deu as boas-vindas aos presentes e ressaltou a importância do economista como agente estratégico para o futuro econômico da Amazônia e do Brasil.

“Estamos comemorando o Dia do Economista, mas me proponho a fazer uma reflexão sobre o futuro. Penso que os desafios dos economistas da Amazônia são do tamanho da Amazônia. Vivemos numa região muito rica, mas com parte da população muito vulnerável.Como buscar uma alternativa para conciliar o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento regional e alternativas para mitigar os impactos das atividades econômicas sobre a sociedade e o meio ambiente, reduzindo vulnerabilidades socioeconômicas desta região? Esse é o grande desafio dos economistas da Amazônia: conciliar o crescimento econômico, com a sustentabilidade ambiental”, destacou a presidenta Michele Aracaty.

Premiações acadêmicas e institucionais

O XVIII Prêmio Amazonas e Roraima de Monografia e TCCs destacou jovens talentos da ciência econômica. O 1º lugar foi concedido a Marcus Vinicius Ribeiro Frutuoso, com a monografia “A Produção da Atividade Pesqueira Extrativista do Estado do Amazonas no período de 2013 a 2023”. O 2º lugar foi para Ana Paula Ferreira Marques, autora de “Sofisticação Produtiva e Desenvolvimento: o Alcance do Índice de Complexidade Econômica à Luz das Experiências Brasileira e Mexicana”.

A programação também incluiu a homenagem especial ao secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, o economista Serafim Fernandes Corrêa, pelo empenho em integrar o Corecon-AM/RR ao Conselho de Desenvolvimento do Estado do Amazonas (CODAM). Por motivos de saúde, ele não pode comparecer ao evento, mas, em seu lugar, esteve a Secretária Executiva Adjunta de Relações Institucionais, Taiana Rubim.

O “Projeto Memórias” homenageou economistas que contribuíram historicamente para o desenvolvimento regional: Nelson Azevedo dos Santos, Samuel Appenzeller, Martinho Luís Gonçalves de Azevedo e Sylvio Mario Puga Ferreira. Através de vídeos gravados pelo próprio Corecon AM/RR com os homenageados, memoráveis fatos e histórias foram exibidas aos participantes da solenidade realizada.

A homenagem “Lídia Loureiro da Cruz”, voltada a mulheres que marcaram a história do Corecon-AM/RR, reconheceu o trabalho feito pelas economistas e, de forma especial, prestou tributo à patrona da honraria, por meio de seu sobrinho, Daniel Rodrigo da Cruz. Esta foi a primeira edição do prêmio idealizado pelo economista Serafim Fernandes Corrêa. Lídia Loureiro da Cruz foi membro fundadora do Corecon AM/RR no ano de 1971 e foi a primeira mulher Presidenta deste órgão no ano de 1973.

O ponto alto da noite foi a entrega das comendas máximas da entidade:

  • Personalidade Econômica de 2025: concedida ao Senador Eduardo Braga, pelo trabalho legislativo em defesa da Zona Franca de Manaus e pela articulação de medidas estratégicas para o desenvolvimento regional. 
  • Economista Destaque de 2025: Cleísa Elena Cabral Bessa, por sua trajetória acadêmica e contribuição para a formação de economistas na Região Norte. Além de economista, também é formada em Direito e é professora do curso de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
  • Economista do Ano de 2025: José Ricardo Wendling, pelo histórico de atuação profissional, liderança no Corecon-AM/RR e defesa da economia solidária, do desenvolvimento sustentável e, também, em defesa da profissão de economista.

Em seu discurso de agradecimento, Zé Ricardo ressaltou sua trajetória em defesa do fortalecimento da profissão no Amazonas, da Zona Franca de Manaus, área estratégica para a economia regional, e da promoção de uma economia solidária e democrática, que chegue principalmente àqueles que mais precisam.

“Como economista, continuo acreditando que podemos reduzir as desigualdades e acabar com a pobreza e a fome. O economista Paul Singer, que esteve conosco no Corecon, se tornou a grande referência em relação às propostas de economia solidária. Para ele, a economia deve servir ao ser humano, e não o contrário. A economia solidária é uma forma de resistência ao desemprego e à exclusão social. Um outro mundo é possível. Uma outra economia é possível”, afirmou.