O XIII Encontro das Entidades de Economistas da Amazônia Legal (Enam) foi aberto na noite desta quarta-feira (20/8), em solenidade realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). O evento reuniu representantes dos Conselhos Regionais de Economia (Corecons) da Amazônia, do Conselho Federal de Economia(Cofecon), autoridades políticas e acadêmicas, economistas, estudantes e instituições da sociedade civil para discutir o papel da profissão no desenvolvimento sustentável da região.
Na abertura, a presidenta do Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (Corecon-AM/RR), Michele Lins Aracaty e Silva, ressaltou a relevância do encontro e a responsabilidade dos profissionais diante dos desafios regionais.
“Os desafios dos economistas da Amazônia são do tamanho da Amazônia. E falar da Amazônia e de sua importância é compreender que temos aqui um ativo ambiental de valor imensurável, não apenas para a humanidade, mas especialmente para os amazônidas. É preciso chamar atenção para a fragilidade desse bioma, pois já sentimos os efeitos das mudanças climáticas: secas mais prolongadas e severas, chuvas mais espaçadas.Aquilo que antes se estudava como algo do futuro, hoje é uma realidade. Estamos vivendo as mudanças climáticas”, declarou a presidenta do Corecon-AM/RR.
Na solenidade de abertura, também participaram da mesa de honra a vice-presidente do Corecon AM/RR, Karla Martins, a conselheiras federal, Denise Kassama, o presidente do Corecon PA/AP, Kleber Antônio Mourão, o vice-presidente do Corecon RO, Otacílio Moreira Costa, o vice-presidente da Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam), Nelson Azevedo, e o economista do ano de 2025, vereador José Ricardo Wendling.
O evento, gratuito e realizado de forma híbrida (presencial e online), resultará na “Carta dos Economistas da Amazônia Legal”, um documento oficial com propostas econômicas para o desenvolvimento sustentável da região. O documento será levado ao comitê organizador da COP30, reforçando a contribuição dos economistas para o debate sobre mudanças climáticas e economia verde.
Saiba mais sobre o Enam
O Enam é considerado o maior fórum de economistas da Amazônia Legal, promovendo debates estratégicos sobre políticas públicas, integração econômica regional, ciência, tecnologia, inovação e sustentabilidade. Em sua 13ª edição, o encontro busca fortalecer a atuação conjunta dos Corecons da região, articulando propostas para o desenvolvimento econômico e social da Amazônia no contexto nacional.
A programação do evento inclui painéis temáticos, mesas-redondas e apresentações de pesquisas, envolvendo especialistas da área econômica, representantes governamentais e lideranças sociais. Os debates se concentram em temas como Zona Franca de Manaus, bioeconomia, transição energética, economia digital e desafios da educação econômica.
O XIII Enam segue até sexta-feira (22/8), com atividades abertas à participação de profissionais e estudantes de Economia, reafirmando o compromisso da categoria com a construção de soluções para o futuro da Amazônia e do Brasil.
A programação completa do evento e as inscrições poderão ser feitas em https://www.even3.com.br/xii-enam-2025-593336/.