home Destaques, Notícias Conselheira Denise Kassama acompanha ação dos alunos de Economia da UEA na Comunidade Indígena Yawarité Ipixuna

Conselheira Denise Kassama acompanha ação dos alunos de Economia da UEA na Comunidade Indígena Yawarité Ipixuna

No último sábado (12/4), os alunos da Disciplina Laboratório de Extensão I, do curso de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), deram início à primeira fase do Projeto “Mapeando demandas extensionistas e fomentando a economia solidária em comunidades indígenas de Manaus-AM”. A ação tem a finalidade de mapear demandas por ações extensionistas em três comunidades indígenas da capital, para fins de implementação de projetos de extensão com vista à melhoria socioeconômica dos comunitários.

A atividade foi acompanhada pela conselheira federal e coordenadora da Comissão de Educação do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Denise Kassama, também conselheira do Conselho Regional de Economia (Corecon-AM/RR), que sempre apoia as iniciativas dos estudantes, sobretudo, quando atuam na assessoria tendo como foco geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida da população amazônica.

Além disso, o projeto conta com a parceria da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, que promoverá, por meios oficinas e cursos, a capacitação e a profissionalização de artesãs e artesãos para o comércio de produtos artesanais e gestão de microempreendimentos em economia solidária.

Na ação na Comunidade Indígena Yawarité Ipixuna, os alunos visitaram os moradores e aplicaram questionários para o levantamento do perfil socioeconômico dos comunitários. Os alunos foram acompanhados pelos professores Girlian Silva de Sousa e Armando Clóvis Souza, responsáveis pela disciplina.

Para eles, a produção de dados sobre a realidade socioeconômica das comunidades constitui a fase inicial do projeto, proporcionando a identificação de demandas extensionistas nas comunidades atendidas.

“O projeto oportunizará aos comunitários o acesso a serviços e assessorias ofertados pelos estudantes de Ciências Econômicas, visando fomentar a geração de renda, o trabalho decente, e a melhoria na qualidade de vida nas comunidades, consorciando, desta forma, o tripé ensino, pesquisa e extensão, em prol da promoção do desenvolvimento sustentável do Estado do Amazonas”, explicaram os professores.

Com informações dos alunos de Economia da UEA