No último sábado (12/4), os alunos da Disciplina Laboratório de Extensão I, do curso de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), deram início à primeira fase do Projeto “Mapeando demandas extensionistas e fomentando a economia solidária em comunidades indígenas de Manaus-AM”. A ação tem a finalidade de mapear demandas por ações extensionistas em três comunidades indígenas da capital, para fins de implementação de projetos de extensão com vista à melhoria socioeconômica dos comunitários.
A atividade foi acompanhada pela conselheira federal e coordenadora da Comissão de Educação do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Denise Kassama, também conselheira do Conselho Regional de Economia (Corecon-AM/RR), que sempre apoia as iniciativas dos estudantes, sobretudo, quando atuam na assessoria tendo como foco geração de emprego e renda e melhoria da qualidade de vida da população amazônica.
Além disso, o projeto conta com a parceria da Cáritas Arquidiocesana de Manaus, que promoverá, por meios oficinas e cursos, a capacitação e a profissionalização de artesãs e artesãos para o comércio de produtos artesanais e gestão de microempreendimentos em economia solidária.
Na ação na Comunidade Indígena Yawarité Ipixuna, os alunos visitaram os moradores e aplicaram questionários para o levantamento do perfil socioeconômico dos comunitários. Os alunos foram acompanhados pelos professores Girlian Silva de Sousa e Armando Clóvis Souza, responsáveis pela disciplina.
Para eles, a produção de dados sobre a realidade socioeconômica das comunidades constitui a fase inicial do projeto, proporcionando a identificação de demandas extensionistas nas comunidades atendidas.
“O projeto oportunizará aos comunitários o acesso a serviços e assessorias ofertados pelos estudantes de Ciências Econômicas, visando fomentar a geração de renda, o trabalho decente, e a melhoria na qualidade de vida nas comunidades, consorciando, desta forma, o tripé ensino, pesquisa e extensão, em prol da promoção do desenvolvimento sustentável do Estado do Amazonas”, explicaram os professores.
Com informações dos alunos de Economia da UEA