home Destaques, Notícias Corecon lança boletim eletrônico durante 2º Café Econômico em homenagem às mulheres

Corecon lança boletim eletrônico durante 2º Café Econômico em homenagem às mulheres

Na manhã do último sábado (8/3), Dia Internacional da Mulher, o Conselho Regional de Economia (Corecon-AM/RR) lançou o primeiro boletim eletrônico desta gestão, durante o 2º Café Econômico, com o tema “Políticas Públicas e os desafios do Empreendedorismo Feminino”. Esse encontrou aconteceu no auditório da Escola Superior de Ciência Sociais da UEA, na rua Leonardo Malcher, 1146, Centro.

A atual gestão resgata a produção dos boletins eletrônicos, que passarão a ser mensais, com a finalidade de registrar as principais ações do Corecon, estreitando mais ainda os laços entre economistas, estudantes e sua entidade de classe.

“Promovemos um momento único com as mulheres, neste segundo Café Econômico, exatamente no Dia Internacional da Mulher. Além de valorizar as nossas economistas e estudantes, debatemos assuntos de grande relevância para o público feminino. Na oportunidade, lançamos o nosso primeiro de muitos boletins eletrônicos que queremos produzir ao longo do ano, a fim de deixar toda a categoria muito bem informada sobre as principais ações do Conselho e do Cofecon, como ainda os assuntos debatidos com a sociedade”, declarou a presidenta do Corecon, Michele Aracaty.

Com um total de seis páginas, esse primeiro boletim, referente ao mês de fevereiro/2025, traz como manchetes principais: “Corecon empossa nova diretoria”, “Conselho na posse do Cofecon”, “Enam acontece em agosto” e “1º Café Econômico de 2025”. Também divulga os eventos que a diretoria do Conselho participou junto às faculdades de economia, como “Calourada da UEA”, e colações de grau da Ufam, quando a presidenta Michele foi escolhida como Patronesse da turma de economia, e na UniNiltonLins – com a homenagem na Placa de Mérito Acadêmico Michele Lins Aracaty e Silva, ao aluno de melhor coeficiente de rendimento.

Em todos os boletins, os economistas ainda poderão acompanhar os relatórios e balancetes do Corecon, com despesas e receitas comparativas, como mais um meio de prestação de contas e de transparências no uso dos recursos da entidade.

Café Econômico
Na roda de debates desse 2º Café Econômico, participaram como palestrantes: a gerente de Gestão Estratégica do Sebrae-AM, economista Maria do Socorro Corrêa; a bacharela em Ciências Econômicas e Doutora em Desenvolvimento Socioambiental, professora Dra. Girlian Sousa, e a CEO da Amera, Sueli Cossuol.

Dentre as várias falas do debate, a economista Maria do Socorro Corrêa destacou que a mulher é sempre colocada em dois pontos: ou sexo frágil ou mulher maravilha. “Ou é oito ou oitenta. E sabemos que não é assim. Nós somos um misto de fragilidade, um misto de força. Tem dias que não somos a mulher maravilha e que vamos pedir socorro. E ter rede de apoio neste momento é muito importante para que superemos os desafios diários e continuemos a trilhar o nosso caminho”.

Icamiabas
O encontro foi promovido pela Comissão da Mulher Economista e Diversidade, a primeira dentre os Corecon’s do país. A partir dela, passou a existir também no Conselho Federal de Economia (Cofecon).
Esse grupo de mulher amazônicas adotou a mística das Icamiabas, reconhecendo os desafios que as mulheres enfrentam diariamente para conquistar e afirmar seus espaços.

Para a conselheira do Corecon e também coordenadora de Educação do Cofecon, Denise Kassama, é importante parabenizar todas as mulheres que se identificam pela sua trajetória de lutas e de conquistas. “São as nossas mulheres amazônidas e guerreiras, que merecem toda a nossa parabenização neste Dia da Mulher. As nossas Icamiabas. Junte-se você também a nossa tribo”.