Na manhã do último sábado (8/3), Dia Internacional da Mulher, o Conselho Regional de Economia (Corecon-AM/RR) lançou o primeiro boletim eletrônico desta gestão, durante o 2º Café Econômico, com o tema “Políticas Públicas e os desafios do Empreendedorismo Feminino”. Esse encontrou aconteceu no auditório da Escola Superior de Ciência Sociais da UEA, na rua Leonardo Malcher, 1146, Centro.
A atual gestão resgata a produção dos boletins eletrônicos, que passarão a ser mensais, com a finalidade de registrar as principais ações do Corecon, estreitando mais ainda os laços entre economistas, estudantes e sua entidade de classe.
“Promovemos um momento único com as mulheres, neste segundo Café Econômico, exatamente no Dia Internacional da Mulher. Além de valorizar as nossas economistas e estudantes, debatemos assuntos de grande relevância para o público feminino. Na oportunidade, lançamos o nosso primeiro de muitos boletins eletrônicos que queremos produzir ao longo do ano, a fim de deixar toda a categoria muito bem informada sobre as principais ações do Conselho e do Cofecon, como ainda os assuntos debatidos com a sociedade”, declarou a presidenta do Corecon, Michele Aracaty.
Com um total de seis páginas, esse primeiro boletim, referente ao mês de fevereiro/2025, traz como manchetes principais: “Corecon empossa nova diretoria”, “Conselho na posse do Cofecon”, “Enam acontece em agosto” e “1º Café Econômico de 2025”. Também divulga os eventos que a diretoria do Conselho participou junto às faculdades de economia, como “Calourada da UEA”, e colações de grau da Ufam, quando a presidenta Michele foi escolhida como Patronesse da turma de economia, e na UniNiltonLins – com a homenagem na Placa de Mérito Acadêmico Michele Lins Aracaty e Silva, ao aluno de melhor coeficiente de rendimento.
Em todos os boletins, os economistas ainda poderão acompanhar os relatórios e balancetes do Corecon, com despesas e receitas comparativas, como mais um meio de prestação de contas e de transparências no uso dos recursos da entidade.
Café Econômico
Na roda de debates desse 2º Café Econômico, participaram como palestrantes: a gerente de Gestão Estratégica do Sebrae-AM, economista Maria do Socorro Corrêa; a bacharela em Ciências Econômicas e Doutora em Desenvolvimento Socioambiental, professora Dra. Girlian Sousa, e a CEO da Amera, Sueli Cossuol.
Dentre as várias falas do debate, a economista Maria do Socorro Corrêa destacou que a mulher é sempre colocada em dois pontos: ou sexo frágil ou mulher maravilha. “Ou é oito ou oitenta. E sabemos que não é assim. Nós somos um misto de fragilidade, um misto de força. Tem dias que não somos a mulher maravilha e que vamos pedir socorro. E ter rede de apoio neste momento é muito importante para que superemos os desafios diários e continuemos a trilhar o nosso caminho”.
Icamiabas
O encontro foi promovido pela Comissão da Mulher Economista e Diversidade, a primeira dentre os Corecon’s do país. A partir dela, passou a existir também no Conselho Federal de Economia (Cofecon).
Esse grupo de mulher amazônicas adotou a mística das Icamiabas, reconhecendo os desafios que as mulheres enfrentam diariamente para conquistar e afirmar seus espaços.
Para a conselheira do Corecon e também coordenadora de Educação do Cofecon, Denise Kassama, é importante parabenizar todas as mulheres que se identificam pela sua trajetória de lutas e de conquistas. “São as nossas mulheres amazônidas e guerreiras, que merecem toda a nossa parabenização neste Dia da Mulher. As nossas Icamiabas. Junte-se você também a nossa tribo”.