Economistas do Conselho Regional de Economia (Corecon-AM/RR) participaram na semana passada do curso “Análise Prática de Balanço Orçamentário e Financeiro dos entes Públicos”, realizado pela Escola de Contas Públicas do TCE/AM. A participação dos profissionais é fruto do acordo de cooperação técnica entre as entidades.
Para a presidenta do Corecon, Michele Aracaty, o Conselho busca e preza sempre pela qualificação de seus profissionais. “Por meio dessa cooperação técnica, nossos economistas puderam participar de um curso de alta qualidade, relacionado à gestão dos recursos públicos. Agradecemos ao Tribunal de Contas, pela importante parceria institucional”.
Inaldo Seixas, conselheiro do Corecon e um dos participantes do curso, explicou a importância dos profissionais dominarem esse assunto, para verificar a eficiência, a transparência e a responsabilidade da gestão dos recursos públicos. “Qualificação de excelência, tanto para economistas que trabalham no processo de planificação orçamentária e das políticas públicas de governos (executivo e legislativo) quanto para quem faz auditoria, para verificar se os recursos estão sendo bem administrados e se há capacidade orçamentária daquele ente público”, destacou ele, ressaltando que, como economistas, todos os participantes agradecem a oportunidade, resultado dessa importante parceria institucional.
Já a conselheira Elenize Avelino, enfatizou que a capacitação oferecida pelo TCE foi uma oportunidade de complementar a formação em economia, especialmente para aqueles que atuem na área financeira. “Com os conhecimentos adquiridos, poderemos fazer análises mais robustas e embasadas tecnicamente”.