home Destaques, Notícias Presidenta do Corecon-AM/RR destaca benefícios da nova Carteira Digital do Economista

Presidenta do Corecon-AM/RR destaca benefícios da nova Carteira Digital do Economista

O sistema Cofecon/Corecons implementou a carteira digital do economista. Agora, a categoria pode usufruir da facilidade e da modernidade de ter a sua identidade profissional a um clique do seu celular, na palma da sua mão.

De acordo com a presidenta do Conselho Regional de Economia (Corecon-AM/RR), Michele Aracaty, além da praticidade, a nova carteira digital do economista tem mais segurança contra fraudes.

“Essa é grande novidade para os nossos economistas registrados. Basta baixar o aplicativo ‘Carteira Digital – Cofecon’ (disponível na App Store e Google Play) para a coleta de dados biométricos, com mais praticidade e segurança, já que não precisará ir pessoalmente ao Conselho Regional de Economia solicitar esse serviço. Estará tudo na palma da sua mão”, declarou Michele Aracaty.

Além da praticidade, a carteira digital ainda traz outras novidades: emissão física e digital: no momento em que a carteira física for emitida, você poderá acessar também sua versão digital (e-CIP); e QR code: para mais segurança, a carteira conta com um QR code, permitindo que você ou outras pessoas verifiquem o status do seu registro profissional em tempo real — ativo, suspenso ou cancelado.

Coleta biométrica

Dentro do aplicativo ‘Carteira Digital – Cofecon’, siga algumas orientações para garantir uma captura de impressões digitais precisa e de alta qualidade: utilize uma superfície de fundo branco, como uma folha de papel, para maior contraste; escolha um ambiente bem iluminado para melhorar a qualidade da imagem; separe levemente os dedos para facilitar a leitura das digitais; apoie bem a mão, deixando as digitais voltadas para cima; mantenha a mão firme, evitando tremores durante a captura; posicione todos os dedos completamente dentro da área de captura; evite movimentos bruscos para ajustar o posicionamento dos dedos; mantenha o celular e os dedos o mais alinhados e retos possível; foque nas digitais, evitando capturar outras partes da mão; quando a borda ficar verde, mantenha a câmera e os dedos imóveis para finalizar a captura.

Para validação da fotografia pelos Corecons: escolha um ambiente com fundo neutro, preferencialmente branco, e sem objetos visíveis; certifique-se de que o local está bem iluminado para uma imagem clara; posicione o celular centralizado com o seu rosto, alinhado com o nariz; mantenha-se firme e evite tremer durante a captura; permaneça imóvel até que a foto seja finalizada; prefira tirar a foto em pé; não utilize acessórios como óculos, boné ou qualquer adorno na hora da foto; fotos sem camisa não serão aceitas; mantenha uma expressão neutra, sem sorrir, e verifique se a foto está centrada e o rosto totalmente visível.

E para garantir uma autenticidade e qualidade na captura da assinatura: use uma folha branca e limpa, sem rasuras ou pauta; utilize uma caneta preta de ponta grossa, preferencialmente semelhante a uma BIC. 3; certifique-se de que a tinta está fluindo bem, evitando falhas; assine com letra grande e no centro da folha; no momento de capturar a imagem da assinatura, posicione a folha em pé e apoiada em um objeto para evitar tremores; verifique se o ambiente tem boa iluminação; ao tirar a foto, aproxime a câmera da assinatura; garanta que a imagem esteja bem enquadrada e em foco, sem distorções; a foto deve mostrar apenas a área branca da folha, sem partes de fundo, e se houver pontos ou acentos, eles devem estar bem definidos.

Solicite sua Carteira Profissional

Ter uma carteira de economista é um marco importante na carreira, representando o reconhecimento da formação e competência na área econômica. Esse registro não apenas valida a atuação profissional, mas também simboliza o compromisso com a ética e a responsabilidade no exercício da profissão. A carteira profissional não é apenas um documento, mas uma afirmação do papel crucial que o economista desempenha no desenvolvimento e na transformação do país.