O Conselho Regional de Economia (AM/RR) realizou na noite da última sexta-feira (14) cerimônia de posse da nova gestão neste ano de 2025. A economista e pós-doutora Michele Aracaty assumiu como presidenta, ao lado de Karla Karoline Martins como Vice-presidenta e dos novos conselheiros e conselheiras eleitos para o mandato de 2025 a 2027. A solenidade aconteceu no auditório Deputado Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam), e reuniu dezenas de profissionais e acadêmicos de Economia de instituições diversas, como Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Nilton Lins (UNN).
Michele torna-se a terceira mulher a ocupar a presidência do Corecon, desde a sua fundação, em 1971. A eleição reforça o avanço da representatividade feminina na liderança de importantes instituições econômicas do estado. O mandato da presidenta e de sua vice seguem até o final de 2025.
“É com muita alegria que assumo oficialmente a presidência do Corecon. Mas também com o compromisso de reaproximar o Conselho de muitos economistas, dos nossos acadêmicos de economia e da sociedade. Precisamos fortalecer a imagem do profissional economista no mercado, discutindo pautas de interesse social, como a pesquisa sobre a cesta básica, e construindo agendas positivas com pontes, e não muros”, declarou Michele Aracaty.
Dentre as principais ações da nova gestão, ela destacou: fortalecer a Semana do Economista e o Encontro dos Economistas da Amazônia Legal (Enam), aproveitando que a região está na vitrine internacional da COP-30. Os dois eventos serão no mês de agosto; reforçar a atuação do Conselho no interior do estado; levar a entidade para as escolas, junto aos estudantes, despertando o interesse pela profissão; realizar ações dos economistas solidários, do Corecon Acadêmico, bem como das mulheres economistas, além de promover debates e mesas redondas.
Para a vice-presidente do Corecon, Karla Martins, a nova diretoria assume com o compromisso de fortalecer da classe econômica, na busca por soluções inovadoras. “Iremos realizar regularmente os cafés econômicos, por exemplo, entendendo que é uma grande oportunidade para estreitarmos a comunicação entre os profissionais, a sociedade, como ainda trazer soluções para o Amazonas”.
No caso dos conselheiros, foram empossados para o triênio 2025-2027, sendo eleitos por meio de voto direto da categoria. Conselheiros efetivos: Michele Aracaty e Silva, Márcio Paixão Ribeiro e Elson Andrade Pereira Junior; e conselheiros suplentes: Lucas Matheus Menezes Mendonça, Marcelo Magaldi Alves e Denise Kassama Franco do Amaral.
Membro mais antigo
O secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), economista Serafim Corrêa, também participou da cerimônia de posse, representando do Governo do Estado. Como membro mais antigo presente, entregou o termo de posse à nova presidência, destacando a importância do Corecon-AM/RR para o fortalecimento da classe econômica e a discussão de políticas públicas para o desenvolvimento regional.
“Eu já fui presidente em 1984 e é uma honra representar o governador Wilson Lima nesta solenidade. A nova gestão tem desafios importantes, e a Sedecti reforça seu compromisso com o diálogo e a colaboração em temas relevantes para a economia local e nacional”, afirmou Serafim Corrêa.
O Corecon também prestou homenagem póstuma à primeira presidenta da entidade, Lídia Loureiro, com um minuto de silêncio, por conta do seu falecimento, no último dia 9 de fevereiro.
Pacto Econômico
Na ocasião da solenidade de posse, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor doutor Sylvio Puga, proferiu a palestra “Pacto Econômico com a Amazônia frente às mudanças climáticas: rumo à COP30”.
“É bom que a COP-30 seja na Amazônia, é muito bom para todos nós. Mas as agendas colocadas são desafiadoras, em se tratando de uma região complexa e diversa. E qual o papel do economista nesse processo¿ Entrar nos debates. E um grande momento será durante o Enam deste ano, que o Corecon realizará no mês de agosto”, destacou Sylvio Puga.
Ainda estiveram presentes personalidades como o vice-presidente da Fieam, Nelson Azevedo; o vereador e ex-conselheiro do Corecon, José Ricardo; o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Amazonas (CRCAM), André de Medeiros Caria; presidente da Rede Encontro das Águas, Oswaldo Lopes, o presidente da Cieam, Lúcio Flávio de Oliveira, o presidente do Sifam, Emerson Queiroz, o Secretário Executivo da Sedecti/AM, Jeibe Medeiros, , a diretora Operacional da Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos, Mércia Monteiro, a conselheira federal e regional de Economia, Denise Kassama, e os representantes da OAB/AM, Elson Ribeito, e da Associação Comercial do Amazonas, Maria da Paz Nunes.
Café Econômico
Como parte da programação de posse da nova gestão, marcando o início das nossas atividades anuais, foi realizado Café Econômico na manhã do último dia 15/2, no Palacete Provincial, Centro.
O debate ficou em torno dos impactos da Reforma Tributária na economia do Amazonas, sendo coordenado pelo presidente da Comissão de Política Econômica e Desenvolvimento Regional, economista e conselheiro do Corecon, Inaldo Seixas, e com a participação dos economistas Farid Mendonça, Afonso Lobo, Marcelo Pereira e Thomaz Nogueira.
Sobre a presidenta e vice
Além de professora, Michele Aracaty também é pesquisadora e escritora, com vastas obras na área do desenvolvimento regional e da biodiversidade amazônica. Em 2024, foi agraciada com o honroso título de Economista do Ano, concedido pelo Corecon, não apenas pela excelência profissional, mas também pelo comprometimento com o fortalecimento da profissão e da sociedade.
Ao longo de sua trajetória, ela atuou na área de consultoria econômica e, como docente, na orientação de inúmeros trabalhos de graduação, pós-graduação, mestrado e doutorado, além de projetos de Iniciação Científica e de Extensão. Esteve no cargo de vice-presidenta do Corecon-AM em 2021, tendo a missão de coordenar o XII Encontro das Entidades de Economistas da Amazônia Legal (Enam). Nesse mesmo ano, foi homenageada com a Cruz do Mérito da Economia, da Câmara Brasileira de Cultura do Amazonas, tornando-se “Dama Comendadora”.
Ela ainda é membro do Comitê Amazonas de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), da Ordem dos Economistas do Brasil (OEB) e do Fórum de Estudos Econômicos e Sociais para o Desenvolvimento Sustentável (Focos). Além de membro na direção da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (Sober) e coordenadora do GT 07 – Desenvolvimento Regional, Territorial e Regional desta instituição, como ainda ocupa a cadeira de número 71 da Academia de Literatura, Artes e Cultura da Amazônia (Alaca). Em 2022, recebeu premiação do 22º Prêmio Cidade de Manaus; no ano seguinte, o Prêmio “Pena de Ouro”, entregue pela Alaca a algumas personalidades da cidade, dentre seus membros “imortais”, em 2024, foi agraciada pela Câmara Municipal de Manaus com o Honra ao Mérito em Alusão ao Dia Internacional da Mulher e neste início de 2025 recebeu a Medalha de Ouro Cidade de Manaus, também pela Alaca.
Já Karla Karoline é bacharela em Filosofia pela Universidade Federal do Amazonas, com MBA em Gestão de Projetos pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Atua no setor público com elaboração e avaliação de políticas públicas e gerenciamento de projetos, passando por pastas como Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação. Atualmente, exerce o cargo de gerente Operacional na Companhia Amazonense de Desenvolvimento e Mobilização de Ativos.
Assessoria de Comunicação