Visita institucional discutiu o estreitamento das relações por parcerias que possibilitem o aumento no número de vagas de estágio para estudantes de Economia na Autarquia e capacitação em educação financeira, entre outros objetivos.
Com o objetivo de discutir estreitamento das relações institucionais, possibilidades de contribuição no debate de assuntos econômicos e fortalecimento de parcerias técnicas, a Suframa recebeu a visita da presidente do Conselho Regional de Economia do Amazonas e Roraima (Corecon-AM/RR), Michele Aracaty. A reunião realizada na manhã desta quarta-feira (26), na sede da Autarquia, foi conduzida pelo superintendente-adjunto Executivo da Suframa, Luiz Frederico Aguiar.
Segundo Michele Aracaty, a visita reforça a histórica relação entre o Corecon-AM/RR e a Suframa e busca ampliar a colaboração entre as instituições. “Nosso objetivo é trabalhar a questão da parceria institucional entre a Suframa e o Conselho, que já vem de muitos anos. Também aproveitamos para convidar a Suframa para o nosso 13º Encontro das Entidades Economistas da Amazônia Legal (Enam), que acontecerá entre os dias 20 e 22 de agosto. O evento será uma oportunidade para discutir a COP30 e seu legado para a região amazônica e o desenvolvimento regional”, afirmou.
Outro ponto abordado na reunião foi a solicitação do aumento de número de vagas de estágio para estudantes de Economia na Autarquia. “Temos uma demanda reprimida e uma mão de obra qualificada que pode agregar muito à instituição. Já estivemos em outras instituições e agora reforçamos essa solicitação junto à Suframa”, destacou Aracaty.
O Corecon também discutiu a participação da entidade no “2° Fórum ESG Amazônia”, evento que será promovido pela Suframa, em parceria com o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), no dia 21 de março. O superintendente-adjunto salientou que o evento faz parte de um planejamento da Autarquia de incentivar as empresas da Zona Franca de Manaus (ZFM) a implementarem ou intensificarem aderirem ações dentro de práticas ESG (ambiental, social e governança). Aracaty ressaltou o desejo de contribuição à iniciativa por parte do Conselho. “Temos um grupo de economistas que trabalha com ESG e empresas parceiras que já colocam esses princípios em prática. Queremos apresentar à Suframa essa contribuição e reforçar nosso apoio à iniciativa da Autarquia”, disse a presidente do Corecon-AM/RR.
A educação financeira também esteve na pauta da reunião. O Corecon-AM/RR propôs uma parceria para oferecer capacitação em educação financeira aos colaboradores da Suframa. “Nosso Conselho tem um histórico de atuação em educação financeira para crianças, adolescentes, adultos e profissionais. Agora, trazemos essa possibilidade para a Suframa, incentivando seus colaboradores a ampliarem seus conhecimentos sobre finanças”, pontuou Aracaty, acrescentando que, atualmente, o Corecon-AM/RR conta com cerca de 1.700 economistas ativos e adimplentes nos estados do Amazonas e de Roraima.