No terceiro episódio do quadro “Fala, Corecon” que foi ao ar no último dia 5 de maio, o programa Panorama, da TV Encontro das Águas, trouxe reportagem sobre o empreendedorismo indígena na Amazônia, com a trajetória da comunidade Baré Nova Esperança, localizada da Reserva de Desenvolvimento Sustentável Puranga Conquista. E evidenciou que o turismo de base comunitária e o artesanato estão impulsionando uma economia sustentável e celebrando uma herança cultural da região.
A presidenta do Conselho Regional de Economia (Corecon-AM/RR), Michele Aracaty, destacou que a comunidade Baré Nova Esperança é um exemplo notável de como o turismo de base comunitária e o artesanato podem ser pilares de uma economia sustentável.
“Por meio dessa reportagem, descobrimos como a Semana Baré 2025 celebrou essa rica herança e o espírito inovador da comunidade. Exemplo exitoso de uma economia no contexto amazônico”, declarou Michele Aracaty.
De acordo com os apoiadores dessa comunidade, o empreendedorismo baré demonstra a capacidade incrível de transformar recursos naturais e culturais em oportunidades econômicas e sustentáveis. “O intercâmbio de conhecimentos, a valorização do artesanto baré e o reconhecimento do potencial do turismo de base comunitária são motores de desenvolvimento sustentável. O sonho deles era o turismo, para trazer renda aos seus moradores. E aqui estamos nesse apoio desde 2018, valorizando a cultura tradicional, gerando renda e oportunidades para quem mora aqui”, comemorou a empresária, Tereza Taranto.