Foi ao ar nesta segunda-feira (12/5) o quarto episódio do quadro “Fala, Corecon”, que é divulgado semanalmente pelo programa Panorama, da TV Encontro das Águas. Desta vez, a presidenta do Conselho Regional de Economia (Corecon-Am/RR), Michele Aracaty, trouxe aos telespectadores um assunto novo, que preserva o meio ambiente e melhora a qualidade do solo, além de aumentar a biodiversidade: a agricultura sintrópica.
Por meio de uma reportagem especial, gravada pela equipe da Tv Encontro das Águas no Município de Rio Preto da Eva, destacou-se a agricultura familiar, como base da economia local em muitos municípios do Amazonas, impulsionado o desenvolvimento sustentável.
“São técnicas inovadoras, como a agricultura sintrópica, que tem potencializado a produção dos agricultores locais, unindo sustentabilidade, biodiversidade e alta produtividade em pequenas propriedades. Além disso, enfatizamos a importância da bioeconomia e da sustentabilidade para o estado do Amazonas, uma vez que o estado está colaborando com o aspecto ligado ao plano de bioeconomia, que deve ser entregue em breve e que vai ajudar bastante nessa questão da agricultura”, declarou Michele Aracaty.
O sítio do agricultor Valter, divulgado pela reportagem, é um exemplo vivo dessa transformação. Em poucos hectares, ele já consegue produzir toneladas de alimentos, beneficiando a economia local.
“Essa agricultura é a do futuro e tem uma importância fundamental na vida dos agricultores. A técnica não trabalha com fogo, protege o solo, coloca matéria orgânica e, assim, acontece o processo de ciclagem. O nutriente, que um dia foi para a planta, volta novamente para o solo e acontece um ciclo, trazendo o nutriente ao chão. Assim, a microfauna se alimenta desses nutrientes e a planta pode crescer vigorosa”, explicou o agricultor, informando que, por meio dessa técnica, sequestra-se dez vezes mais carbono do que a floresta natural, retirando-se do meio ambiente.
E completou: “Um processo que aconteceria em cem anos na natureza, fazemos em poucos anos com essa técnica sintrópica. Solução para o problema da Amazônia, com agricultura que cuida do meio ambiente”.
Por meio de iniciativas com agricultores, instituições e iniciativas inovadoras, concluiu a reportagem, uniu-se tecnologia, tradição e sustentabilidade para transformar a Amazônia em um modelo de produção responsável e próspero.